segunda-feira, 21 de março de 2016

Motivação.


Essa frase usamos em nossa mensagem de boas vindas ao semestre.
Quando a escolhemos, não tinha ideia do que iriamos trabalhar nessa semana.
O que nos motivou a colocá-la na página era a questão de que nós educadores devemos estar sempre atentos a tudo a nossa volta. 
Porém, hoje ao realizar algumas atividades propostas pelo seminário integrador, percebi que essa frase de Einsten tem tudo a ver com o contexto trabalhado.
Se nós como educadores conseguirmos mudar o pensamento de uma criança, adolescente ou adulto, para novos olhares, novas conquistas, com certeza eles jamais serão os mesmos.
Vou levar essa frase comigo, pois eu também preciso abrir minha mente para novos rumos, novas aprendizagens, novos saberes, novas conquistas e por ai se vai......

Aula magna com Nuccio Ordine.

Aula magna com Nuccio Ordine.

Nuccio Ordine de início traz uma indagação a respeito de qual seria o objetivo dos estudantes ao ingressarem na escola ou universidade. A resposta foi unanime, entravam na escola para garantir um diploma. 
Oposto a isso, ele relata que a escola lhes proporciona compreender que não basta um diploma, esta é lugar de oportunidades, de tornar-lhes melhores, de se aperfeiçoar, conquistar um saber crítico, autônomo.
Falando com alguns de meus aluno essa semana, antes mesmo de assistir ao vídeo, também os indaguei sobre qual seria o proposito deles para estarem na escola, o que esperavam para seu futuro. Essa conversa surgiu devido aos seus comportamentos dentro da escola, os questionava em relação ao que estavam demonstrando ser e fazer, será que suas atitudes estariam lhe proporcionando futuramente ser alguém melhor? Será que estariam se encaminhando para um futuro mais próspero diferente ao qual vivemos?
A conversa foi fluindo, um deles chegou a desabafar que se continuasse como estava seu futuro seria as ruas como um marginal. Achei forte suas palavras, mas entendi que aquele era o meu papel, tentar motivá-los a mudar, a não se conformar com o que esta ai, e sim a querer mudar, a participar mais, a ter certeza de é possível mudar.
Após assistir o vídeo, confirmei minhas intuições, passei a cada vez mais acreditar que a educação é uma grande alternativa para impactantes mudanças na sociedade.
Mesmo em meio a grandes crises, desvalorização da nossa cultura e da nossa sabedoria, mentirar abusivas de governantes e tudo mais que foi relatado na aula magna, o que não deve deixar de existir é a motivação, cabendo a nós educadores nos responsabilizar em semeá-la nas mentes jovens que por nossas mãos passam,  no intuito de promover a diferença.


Aprendizagens

Aprendizagens.

Durante a construção do meu documento e também da apresentação do work shop, tive bem claro em minha mente a questão da interdisciplinaridade. Que mesmo sendo disciplinas opostas, é possível encaminhá-las para que uma dê suporte à outra e principalmente se falando em infância.
Essa semana tive a oportunidade de participar do encerramento das atividades do PACTO, e ali pude relembrar e reafirmar minhas questões a respeito dessa temática. Por se tratar de um programa do governo, o PACTO tem nos auxiliado muito nesta perspectiva educacional. 
Juntando tudo que tenho aprendido com as interdisciplinas oferecidas no curso e mais as aprendizagens e a troca de relatos trazidas pelo PACTO, só tenho enriquecido cada vez mais minhas vivencias e minha ,prática pedagógica, motivando-me cada vez mais a continuar em busca de proporcionar a diferença e continuar nesse empenho.

terça-feira, 15 de março de 2016

Mudanças


Sempre é tempo de mudar.



Hoje, retornamos às atividades acadêmicas, todos empolgados e ansiosos para saber o que teríamos que enfrentar no semestre.
Foi bem produtivo nosso primeiro encontro, refleti sobre muitos aspectos importantes no momento em que eu e minha colega realizávamos a atividade proposta de boas vindas.
Trouxe essa frase como um estimulo para a minha pratica docente, tenho que acreditar no meu trabalho, buscar fazer sempre o melhor, se vai dar certo ou não eu não sei, o que sei é que tentei, não desisti, confiei, fui ate o fim.
Por meus alunos vale a pena o esforço.
Os resultados tem sido motivadores.
O curso tem me oportunizado mudar, sair da zona de conforto.
É assim que pretendo continuar.