Aula magna com Nuccio Ordine.
Nuccio Ordine de início traz uma indagação a respeito de qual seria o objetivo dos estudantes ao ingressarem na escola ou universidade. A resposta foi unanime, entravam na escola para garantir um diploma.
Oposto a isso, ele relata que a escola lhes proporciona compreender que não basta um diploma, esta é lugar de oportunidades, de tornar-lhes melhores, de se aperfeiçoar, conquistar um saber crítico, autônomo.
Falando com alguns de meus aluno essa semana, antes mesmo de assistir ao vídeo, também os indaguei sobre qual seria o proposito deles para estarem na escola, o que esperavam para seu futuro. Essa conversa surgiu devido aos seus comportamentos dentro da escola, os questionava em relação ao que estavam demonstrando ser e fazer, será que suas atitudes estariam lhe proporcionando futuramente ser alguém melhor? Será que estariam se encaminhando para um futuro mais próspero diferente ao qual vivemos?
A conversa foi fluindo, um deles chegou a desabafar que se continuasse como estava seu futuro seria as ruas como um marginal. Achei forte suas palavras, mas entendi que aquele era o meu papel, tentar motivá-los a mudar, a não se conformar com o que esta ai, e sim a querer mudar, a participar mais, a ter certeza de é possível mudar.
Após assistir o vídeo, confirmei minhas intuições, passei a cada vez mais acreditar que a educação é uma grande alternativa para impactantes mudanças na sociedade.
Mesmo em meio a grandes crises, desvalorização da nossa cultura e da nossa sabedoria, mentirar abusivas de governantes e tudo mais que foi relatado na aula magna, o que não deve deixar de existir é a motivação, cabendo a nós educadores nos responsabilizar em semeá-la nas mentes jovens que por nossas mãos passam, no intuito de promover a diferença.