Metodologias na leitura.
Realmente o estudo é algo bem complexo e que depende da particularidade de cada um para efetuá-lo com eficácia.
Confesso que nunca gostei de estudar, muito menos de ler, fico impaciente com leituras extensas e acabo por perder o foco com muita facilidade.
Mas no momento em que decidi prestar um vestibular e ingressar num curso de graduação tive que me habituar e buscar meios para que tal atividade não se tornasse um empecilho na construção da minha aprendizagem, para isso fui desenvolvendo metodologias que foram me auxiliando na interpretação das leituras e na realização das sínteses, atividades essas cruciais no meu ponto de vista em qualquer meio acadêmico.
Percebi com a leitura disponibilizada na interdisciplina de Filosofia da Educação " O ato de estudar", que quando realizo a leitura das bibliografias para a realização das atividades propostas no curso, sigo, mesmo sem ter tido esse conhecimento teórico antes, algumas dicas contidas no texto baseadas nos ensinamentos de Paulo Freire, utilizo algumas palavras chave, anoto frases com ideias principais, ..., isso tem me auxiliado e tem me feito compreender e refletir sobre as leituras realizadas.
Olá, Elielda. Lendo esse depoimento, lembrei no início do curso,me especial a dificuldade que você apresentava em entender ou mesmo aceitar a metodologia do curso. Hoje presencio uma aluna totalmente focada, que transita na metodologia de forma segura, que busca estratégias para superar possíveis dificuldades e noto um crescimento substancial nessa caminhada. Mas, por que mesmo é importante ler?
ResponderExcluir