Partindo décima atividade proposta pelo seminário integrador, onde tivemos que observar as características de uma escola democrática, comecei a refletir sobre questões diárias que permeiam em uma escola.
Fiquei frustrada com o vídeo asssistido, a escola mencionada era uma escola democrática, mas percebi que esse título se restringia somente ao nome.
Nela vimos professores tradicionais e autoritários, alunos desmotivados, uma gestão ausente e verticalizada, falta de metodologia, POP falho, alunos sem oportunidade.
Essas poucas características apresentadas me fazem perceber que o conceito de democracia dessa escola esta longe da realidade local.
Uma escola democrática conciste na democracia participativa, o currículo deve estar pautado em cima de métodos globalizados, professores reflexivos e mediadores, alunos participativos e motivados.
Infelizmente no vídeo não encontrei tal perspectiva.
É triste ver Uma escola com estrutura para tal, não aproveitar essa oportunidade, todos os seguimentos se encaminham para um futuro falho.
Por outro lado, tendo essa visão, fico satisfeita em saber que minha escola ainda está longe de ser uma escola fora como democrática, mas desenvolvemos ações que incentivam nossos alunos a se desenvolverem positivamente. Somos professores comprometidos com a educação, com os alunos, com a sociedade.
É de mais profissionais assim que a educação precisa.
terça-feira, 13 de março de 2018
Será uma escola democrática?
Assinar:
Comentários (Atom)