terça-feira, 27 de junho de 2017

A prática do educador.

REFLEXÃO

A  prática do educador: compromisso e prazer. ( Isabel Alice LELIS )

Partindo minha escrita da visão geral da leitura realizada, percebo a real gratificação da educadora em receber uma homenagem, com isso observo o quanto essa educadora deve ter oferecido para a turma ao ponto de que fosse escolhida para tal ofício, ser paraninfa.
Durante a trajetória do curso de graduação em Pedagogia ao qual estou cursando como educando, pude refletir, a cerca do quanto o papel do professor em sala de aula é importante, foram sábias as palavras desta professora em sua escrita, ela apontou de maneira clara e reta o real sentido de ser professor.
Mediante tudo que foi abordado eu me identifico muito com a questão do compromisso, acredito que a partir do momento em que uma pessoa capacita-se para desenvolver qualquer função, ela precisa ter compromisso com ela, precisa ter ciência de que principalmente no que diz respeito a área educacional, todos os aspectos estarão ligados ao seu comprometimento, ao seu dispor, ao seu envolvimento, a sua capacidade de doação.
Eu reflito muito sobre minhas ações enquanto educadora, entro na minha sala de aula não para desenvolver e aplicar os conteúdos curriculares e sim para transformar as mentes tão pequenas ainda dos alunos. Vejo que é nos pequenos momentos que se desenvolve grandes aprendizagens.
Assim como nas palavras da professora homenageada, que diz ser difícil o caminho que um bom educador deve trilhar, complemento dizendo que não é impossível, enfrentamos dificuldades, passamos por momentos de incertezas, de desconfortos, mas, quando encontro um ex-aluno bem sucedido, encaminhando sua vida educacional com êxito, percebo que todo esforço valeu a pena.
Esses dias fiquei muito feliz com as palavras de um aluno durante o período do lanche, ele questionava com seus colegas a respeito de qual seria a melhor professora que já tiveram, esse aluno mencionado tentava estimular os demais a votarem em mim, dizia que quando que eles tiveram uma professora amiga, incentivadora, que se preocupava com suas faltas, que esta sempre sentada junto ajudando. Naquele momento senti vontade de ir até o seu encontro e abraça-lo como agradecimento, mas não foi necessário, ele mesmo me chamou, me deu um beijo e disse quando vocês tiveram a oportunidade de beijar a sora como agente faz esse ano.
Neste momento acredito que senti-me homenageada e constatei que não é necessário grandes metodologias para ser um bom profissional da educação, é necessário dispor de seu tempo para entender e auxiliar seu aluno, é necessário também sair da zona de conforto, se desestabilizar.

Agindo assim a educação tomará novos rumos, terá novos olhares e novos significados.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Parcerias na escola.

Parcerias na escola.

Esta semana estou lendo um texto que fala sobre ações democráticas na educação, coincidente ou não, no sábado passado realizamos na escola um projeto que veio da secretaria do meio ambiente em parceria com a educação.
Desenvolvemos durante um período de tempo atividades sobre o meio ambiente nas salas  de aula, mas não ficou só nas salas, a escola juntamente com a secretaria do meio ambiente, recebeu nas dependências da escola toda a comunidade municipal. Neste evento os alunos tiveram a oportunidade de falar sobre o meio ambiente municipal, conscientizando as pessoas de que Cidreira é sim um lugar bom para se viver, ao contrário do que muitos dizem.
Essa atividade oportunizou a comunidade a interagir com os alunos, a trazer contribuições para futuros projetos, a levantar questões sobre auxilio e melhorias, foi uma troca muito grande de saberes e questionamentos.
Foi muito produtivo, a escola geralmente realiza trabalhos assim, mas não era na mesma proporção ou finalidade, acredito que essa ação foi muito além da nossa escola, ela ultrapassou barreiras, quebrou sistemas, houve um ato de democracia.
Uma pequena semente foi plantada nesse dia, esperamos agora cultivá-la e colher futuramente belos frutos.


terça-feira, 13 de junho de 2017

Democracia


Democracia.

Essa semana, ao realizar as atividades do moodle, me deparei com uma questão bem atual no meu município, a questão de como funciona nas escolas, ou não funciona, a eleição dos gestores escolares.
Lendo o texto " Políticas Públicas e Gestão da Educação em Tempos de Redefinição do Papel do Estado" de Vera Maria Vidal Peroni, percebi que na prática as coisas não funcionam de acordo com as políticas educacionais, e isso me incomoda.
A autora aponta no texto que dentre muitas  mudanças no Estado, a democracia faz-se presente no que tange à educação. Mas ainda está longe de atingir os pequenos municípios que ainda se apegam em questões políticas, em obedecer aos mandos e desmandos vindos do executivo, e a educação fica a cargo dos indicados, apadrinhados, que por vezes não entendem nada do assunto, mas como ganhou um cargo e um bom salário, está representando a classe educadora.
Essa é bem a realidade do meu município. Estamos este ano aguardando uma posição da SMEC, pois conseguimos, depois de muita luta dos membros do conselho de educação, o direito de eleger democraticamente a equipe diretiva da escola.
Porém fica em minha mente uma dúvida, será que mais uma vez seremos podados? Essa questão é velha em nossa educação, entra governo e sai governo e nada muda, os amandos como chamamos as indicações políticas por aqui, sempre prevalessem, ou seja, a equipe diretiva, sempre é indicada pelo governo atual, com isso, que democracia é essa que vivemos? Que direitos vamos reivindicar? Essas indicações irão atender as necessidades de sua comunidade escolar ou atender às ordens de seu indicador?
Complicado não é mesmo?
Eu acredito que não há como atender a comunidade, como educadores devemos impor nossas ideias e não aceitar que nos empurrem " boca a baixo " aquilo que não julgamos ser necessário.
Deixo aqui um pelo, você que assim como eu é um profissional da educação, faça valer o poder da democracia, una-se aos conselhos educacionais em busca de melhorias e realizações das leis que nos dão suporte. Faça você a diferença, comece dando os primeiros passos.

Referência:
https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/1996488/mod_resource/content/1/pol%C3%ADticas_publicas_e%20gestao_da_educacao_veraperoni.pdf