quinta-feira, 20 de junho de 2019

REFLEXÃO DE POSTAGENS 10

REFLEXÃO DE POSTAGENS 10

No dia 23 de abril de 2018 realizei uma postagem por título Concepções pedagógicas, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2018/04/concepcoes-pedagogicas.html
Quando escrevi esta postagem estava impressionada com as atitudes de alguns colegas que não conseguem se desligar de técnicas tradicionais, estes tentam se esconder por trás de máscaras, mas em algum momento elas caem.
Essa realidade foi a dois anos atrás, mas ainda percebo essa característica dentro da minha escola, é impressionante como mesmo tendo esses profissionais se capacitado, a mente não muda. 
Parece impossível, mas não é, eu sou prova de que a mudança faz a diferença.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 9

REFLEXÃO DE POSTAGENS 9

No dia 12 de maio de 2018 escrevi uma postagem por título Planejamento, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2018/05/planejamento.html
Eu trouxe uma comparação entre como era feito os planejamentos a alguns anos atrás e como estamos desenvolvendo hoje.
Percebo que a questão da interdisciplinaridade tem contribuído para aprendizagens mais amplas, em uma só atividade desenvolvemos diversas especificidades, com isso proporcionamos que o aluno desenvolva diversas habilidades ao mesmo tempo. Com essa mistura de conhecimentos, o aluno tende a refletir mais sobre o que esta sendo estudado e ser crítico em suas decisões.
Essa nova forma de desenvolver os planejamentos nada mais é do que uma inovação pedagógica que citei em uma postagem anterior.
São benefícios que tem contribuído para a melhoria da educação bem como também pra o pleno desenvolvimento da competências e habilidades dos alunos.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 8

REFLEXÃO DE POSTAGENS 8

No dia 18 de junho de 2018 eu escrevi uma postagem por título Inovações pedagógicas, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2018/06/inovacoes-pedagogicas.html
A postagem era uma reflexão de uma leitura, que me fez entender o que são inovações pedagógicas.
Hoje percebo que coloquei em prática o que adquiri a partir dessa leitura.
Para poder desenvolver o meu estágio, recorri a estas reflexões para dar suporte a metodologias que seriam desenvolvidas em sala de aula.
Trabalhar com práticas lúdicas foi uma grande inovação que levei para sala de aula para colaborar com o ensino da alfabetização.
Os resultados foram surpreendentes.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 7

REFLEXÃO DE POSTAGENS 7

No dia 20 de julho de 2018 escrevi uma postagem por título Relatos, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2018/06/relato.html
Eu falava nesta postagem sobre como as tecnologias estão presentes no nosso dia a dia e interferem em nossas decisões.
Eu falava da contribuição de uma amigo que resolveu estudar para aprender a lidar com os "bichos" que seus netos utilizavam.
No ano passado realizando a prática do estágio eu percebi esta mesma iniciativa da parte de alguns alguns alunos, eles diziam que queriam aprender a ler e escrever porque queriam usar o computador da escola pra jogar sem pedir ajuda.
Sei que hoje em dia o mundo tecnológico é muito amplo, que há uma grande preocupação com a inserção de crianças e adolescentes nesse mundo.
Mas acredito que tudo são possibilidades, e o mundo é pequeno demais para quem quem tem desejo de aprender, de conquistar, de construir.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 6

REFLEXÃO DE POSTAGENS 6

No dia 21 de junho de 2018 escrevi uma postagem por título Vivências, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2018/06/vivencias.html
Nela eu falava sobre uma experiência que tive, escutei o comentário de alguns alunos falando a respeito de um professor.
é impressionante como nossas ações interferem diretamente no nosso aluno.
O que eu ainda questiono, não é sobre a atitude daquele professor que os alunos falavam, é como hoje em dia, ainda existam profissionais que não se preocupam com a maneira ao qual se apresentam em sala de aula. Percebo que não há uma preocupação  da parte de alguns professores em conquistar o seu aluno, e envolvê-lo no contexto escolar. Imagino que pra esse tipo de profissional é bem melhor perder o aluno do que ter que responsabilidade sobre suas aprendizagens.
Eu não consigo ser assim, mesmo antes de ter ingressado no curso já tinha essa visão, de ser um professor receptivo, mediador, preocupado com o bem estar do aluno.
Mais uma vez falando da minha prática de estágio, tive essa preocupação, de manter um ambiente acolhedor e ser o mais receptível possível, para mim ter o aluno interessado em sala de aula é sinônimo de aprendizagem significativa.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 5

REFLEXÃO DE POSTAGENS 5

No dia 27 de agosto de 2017 escrevi uma postagem com título Aprendizagem, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2017/08/aprendizagem.html

A mensagem era uma reflexão do texto Aprendizagem humana. Processo de construção.
Eu refleti sobre a importância dos educadores de valorizar as conquistas dos alunos, tornando o momento da aprendizagem algo prazeroso e consequentemente significativo.
Com este texto eu reafirmei que as aprendizagens são constantes, que não há momento para que tal aconteça.
Frente o exposto, minha opinião não mudou, pelo contrário, as demais leituras e atividades realizadas no curso após essa leitura só complementaram essa visão.
Na minha prática de estágio essa questão ficou bem evidente, atuar como professor mediador, cativando e acolhendo o aluno, incentivando cada momento de aprendizagem.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 4

REFLEXÃO DE POSTAGENS 4

No dia 17 de setembro de 2017 eu escrevi uma postagem por título Construção da ética e da moral, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2017/09/construcao-da-etica-e-da-moral.html
Na postagem eu refletia sobre sobre o papel do professor frente a construção da moral da criança.
É um papel muito importante o do professor, na época da postagem e hoje, possuo a mesma visão, de como é importante a atuação do professor frente a construção da moral do aluno.
Vivemos num mundo tão deturpado, com muitas inversões de valores, a sociedade onde nossos alunos estão inseridos é cada vez mais alarmante. O aluno passa um tempo significativo do seu dia dentro das escolas e a única referência positiva para muitos é professor.
Eu confesso que por vezes acho isso um fardo excessivo para o professor, mas como digo e já disse em muitas postagens, o professor que acredita na sua profissão, que se doa pelo que faz, não se importa com o quanto está se doando. Desenvolve seu papel sempre pensando no pleno desenvolvimento do aluno, não se preocupando com o quanto está se doando naquele momento em que está envolvido com o aluno.
Assim que eu vejo um bom professor, com essas características. É assim que tento ser um professor.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 3

REFLEXÃO DE POSTAGENS 3

No dia 27 de setembro de 2017 escrevi uma postagem por título Educar para o mundo e para vida, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2017/09/educar-para-o-mundo-e-para-vida.html
Nesta mensagem eu falava sobre uma frase que havia me chamado a atenção, no caso o título da mensagem, e refleti sobre o que ela queria me dizer dentro do contexto escolar.
Naquele momento eu via uma falta de preocupação com o momento da criança ser criança, nas escolas se percebia uma preocupação em preparar a criança para crescer e se desenvolver, mas não tinha-se uma preocupação em como realizar esse caminho.
Hoje, principalmente depois da minha prática de estágio, tenho outra visão sobre o lado infantil da criança, sobre desenvolver suas habilidades e potencialidades sem sobrecarregar ou comprometer seu lado criança.
É possível desenvolver o mesmo conteúdo de sempre, porém mescla-lo .com dinâmicas, jogos  e atividades, assim a criança aprende brincando, não perdendo a essência de ser criança e sem perder o importante das aprendizagens.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 2

REFLEXÃO DE POSTAGENS 2

No dia 27 de setembro de 2017 escrevi uma curta postagem que tinha por título Desacomodação, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2017/09/desacomodacao.html.
Essa postagem vinha ao encontro de abordar uma reflexão minha a cerca da pedagogia das diferenças. 
A mesma visão que tinha naquele período, continuo tendo hoje, em minha sala de aula eu recebo diversos alunos, cada um com uma característica diferente do outro.
Nessa premissa, não há como eu desenvolver um só planejamento esperando que todos os alunos aprendam da mesma maneira.
É necessário neste contexto haver uma desacomodação da parte do professor, e fazer do seu planejamento um mundo de possibilidades, visando cativar os alunos naquilo que eles necessitam.
Agir dessa forma pode ser difícil, é cansativo, mas é possível, posso afirmar pois minha prática de estágio contemplou esse tipo de atitude.


REFLEXÃO DE POSTAGEM 1

Reflexão postagem 1

No dia 23 de outubro de 2017, escrevi uma postagem por título Pedagogias, disponível em http://elielda2431.blogspot.com/2017/10/pedagogias.html.
Nesta postagem eu abordei sobre minha nova visão a respeito de desenvolver práticas construtivista, ainda comentei que enfrentava uma certa dificuldade em me desprender de pedagogias tradicionais.
Hoje não possuo mais essa dificuldade, o que me fez mudar eu não sei explicar, talvez minha prática de estágio tenha contribuído muito para essa mudança.
Como relatei na outra postagem, eu sabia que esse tipo de prática pautada no construtivismo era importante, mas não conseguia mudar. Meu estágio foi todo desenvolvido em cima da ludicidade, apostando no lúdico como ferramenta para  a alfabetização. 
Uma mudança de hábitos significativa que apresentou resultados satisfatórios para mim enquanto educadora e para meus alunos enquanto construtores de suas aprendizagens.