A importância do brincar.
O que seria o brincar?
Segundo Santa Roza (1993) lúdico se refere ao ato das brincadeiras, do tão conhecido jogo que desenvolvemos hoje nas salas de aula, as atividades livres no pátio e muito mais.
O brincar, segundo algumas leituras que realizei, possui um significado abrangedor que traz duas grandes importâncias conforme os relatos de Winnicott, para os professores o brincar é visto como uma forma de compartilhamento, de interação que promove o desenvolvimento da criança, já para os psicoterapeutas, a importância do brincar é vista como uma ação que auxilia contra o processo de bloqueio que impede o pleno desenvolvimento da criança.
Segundo Piaget, através do brincar a criança vai assimilando novas praticas, aperfeiçoando-as e enriquecendo o processo de aprendizagem envolvendo motricidade, percepção, autonomia...tudo isso através do brincar.
Segundo autores que buscavam compreender como as crianças interagiam com o mundo a sua volta, concluíram que esse contexto se dá a partir do brincar.
Wallon afirma que a aprendizagem acontece através do movimento, e que educadores devem estar atentos, observando os alunos nas suas atividades lúdicas. Mediante essa interação do professor, Vygotsky afirma que neste processo o professor deve atuar como mediador, realizando intervenções positivas a fim de enriquecer e aprimorar os conhecimentos gerais dos alunos e suas supostas aprendizagens.
É claro que o educador não deve intervir a todo momento, interferindo no processo do aluno, acredito que quando falo em mediar, é atuar dando suporte, mostrando meios, caminhos a serem seguidos e não influenciando as crianças com seus saberes já formados.
O fato é que o brincar possui uma importância relevante na formação de um indivíduo. Uma criança que se desenvolve feliz, que brinca ativamente, com certeza, e já temos índices a respeito disso, que cresce e torna-se um adulto seguro, realizado.
Está nas mão de nós educadores atuar mais em busca de desenvolver a ludicidade nas nossas salas de aula, proporcionando assim momentos agradáveis, aprendizagens significativas, futuros promissores.