Natureza perdendo espaço para o progresso.
É gritante aos nossos ouvidos o grito de socorro da natureza.
É fato que atualmente as inovações tem dado lugar à novas tecnologias, novos ideais, mudanças transformações e muito mais.
Agora questiono, como fica a vida natural nesse processo constante e avassalador de grandes transformações, será que está sendo justo a natureza que sempre esteve ali ter que se ajustar para se encaixar num ambiente que sempre foi dela? Quem são os culpados, será que algum dia alguém vai pagar por tudo isso? Desastres naturais vem acontecendo e com isso o próprio causador deles tem se prejudicado e assim mesmo não se conscientiza dos erros e absurdos cometidos sem planejamento.
Um exemplo que posso trazer sobre esse avanço, do mundo cinza que invade nossas cidades e de quando era criança, lembro-me perfeitamente das tardes de domingo que passava na praça principal do meu município, enquanto nós crianças brincávamos na pracinha, nossos familiares ficavam à sombra das árvores ouvindo o cantar dos pardais, pássaros nativos da região sul, com o passar dos anos o progresso chegou a Cidreira trazendo muitas inovações e transformações, nossa praça foi substituída por uma calçada ampla de concreto sem nenhuma sombra de árvores e muito menos cantar de pássaros. E por falar em pássaros, estes não o vemos mais, quase não há mais árvores para abrigá-los.
Triste situação, mas acredito que nas escolas nós educadores estamos tentando resgatar essa consciência perdida, instigando os nossos alunos a acreditar na natureza e respeitá-la, com isso estamos espalhando uma pequena esperança que seja de mudança, de conscientização.


Oi Elielda,
ResponderExcluirMuito importante sua reflexão!
O que podemos fazer em nossa cultura para alcançar uma harmonia entre homem e natureza? Ou como podemos aos poucos transformar essa cultura de aproveitamento e exploração da natureza para aprender a respeitá-la?
Abraços, Tutora Tais