quinta-feira, 21 de maio de 2015

Valorização da cultura.



Mudança.

Devemos repensar nosso papel como educadores. A educação muda constantemente e com isso devemos nos mobilizar na tentativa de acompanhar essas mudanças.
Fala-se muito em educação igualitária, mas julgo ser impossível, pois cada indivíduo carrega consigo uma bagagem cultural que da formação ao seu eu. Então como generalizar? Isso acaba por discriminar esses grupos, tornando-os seres invisíveis.
Fazendo a leitura do texto da disciplina Escola cultura e sociedade, vi que as ações coletivas tem lutado para mudar esse cenário, valorizando essas culturas, tentando trazer para o lado de cá como rotulam, porém com um contexto diferente, essas riquezas.
Um exemplo disso é a conquista que os coletivos tem conseguido como as cotas nas universidades.
Resgatar essas identidades culturais, poucos educadores o fazem. é mais fácil tirar o aluno do seu meio social do que interagir com ele.
Isso é lamentável, devemos fazer diferença com nossa história docente. Por isso busco informações e não me conformo em quantidade e sim em qualidade na aprendizagem, para que haja real significado e que o tempo escolar não seja inútil e sim produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário