O lúdico nas salas de aula.
Acredito e já relatei muitas vezes que o lúdico é uma ferramenta que auxilia o professor não só na educação infantil, mas também nos anos iniciais, fundamental e eja. Com base nisso, o educador deve apropriar-se do estilo de sua turma, com isso adaptar ao seus currículo jogos que chamem a atenção de seus alunos, dinâmicas, atividades essas que se bem trabalhadas e direcionadas facilitam muitas vezes a compreensão do aluno em alguns conteúdos que são desenvolvidos, além do que torna mais prazeroso os momentos em que o aluno fica em sala de aula. Procuro sempre que vou desenvolver um conteúdo novo trazer alguma atividade diferenciada antes da aplicação, alguma coisa que chame a atenção deles, seja um jogo, uma caminhada pelo entorno da escola, um filme, até mesmo um comentário sobre uma reportagem, e também é muito importante deixar que eles participem, que eles interajam na confecção dos jogos ou até mesmo na montagem das atividades, eles sentem-se importantes quanto participam da sua própria aprendizagem, isso é um fato confirmado, pois vivencio essa experiência semanalmente, com essa atitude eles são produtores do seu próprio conhecimento e não receptores do mesmo.Mediante esse exposto, sabemos que a criança que apresenta-se feliz e motivada, rende mais, desenvolve-se melhor e o professor obtém um retorno significativo.
É possível investir nessa temática, e como já relatei em alguns fóruns da interdisciplina de Ludicidade, não necessitamos esperar que alguém nos ofereça suporte, profissionais da educação são extremamente competentes, e se desejar, podemos transformar a a educação com nossas mentes e o auxilio de materiais disponíveis ao nosso redor.
Como temos visto nessa interdisciplina, a criança possui um grande potencial em relação ao lúdico, então compete ao educador se apropriar disso e tentar desenvolver atividades que enriqueçam suas aulas e chame a atenção dos seus alunos, promovendo assim a aprendizagem.

Instigar a curiosidade, estimular a criatividade faz parte do bom profissional e pelo visto tu usa e abusa destas práticas quando utiliza a ludicidade como ferramenta da construção do conhecimento. Parabéns.
ResponderExcluir