sábado, 29 de outubro de 2016

Novas experiências

Novas experiências.


Realizei com minha turma uma atividade diferente do habitual, levei para sala uma experiência bem interessante.
Primeiramente eu apresentei para eles o saco com a água dentro e fiz várias perguntas à eles, mas nenhuma que os levasse a imaginar o que iriamos de fato fazer, com isso observei que a curiosidade é um fator primordial para a efetivação da aprendizagem.
Em seguida peguei um lápis e fiz essa pergunta: - Se eu ultrapassar esse lápis pelo saco o que acontece? As respostas foram únicas, que o saco iriar estourar e eu molharia toda a sala, mas isso num tom de obviedade, como se eles tivessem certeza do que iria acontecer. Prosseguimos com a experiência, ultrapassei o lápis e a reação foi surpreendente, o saco não estourou como eles imaginavam.
Logo veio a pergunta: - Não né prof isso não é norma? O quê? Como assim? Não estourou?
Todos queriam saber o porquê não tinha estourado, mas não dei a resposta, até porque ainda não sabia e por que isso? Estou trabalhando com a turma esse trimestre com pesquisas, e nada melhor do que eles buscarem informações de algo que os despertou curiosidade.
O que aprendi com isso, que juntos, professor e aluno podem realizar grandes descobertas, ir em busca de novas aprendizagens. 
Ainda estamos no processo de investigação para descobrir o porque que o saco não estourou.

Um comentário:

  1. Oi Elielda,
    A ciência é uma forma de estudar a realidade, de interrogá-la e de pensar sobre nossas hipóteses. Nesse contexto, as perguntas e as ações que as crianças realizam são interessantes e necessárias, pois são formas de conhecer o mundo.
    Assim, cabe a nós professores incentivarmos a curiosidade através de práticas e ações que são do interesse dos alunos.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir