O tempo no espaço escolar.
Estava realizando algumas atividades de estudos sociais e me deparei com um artigo que trazia questões a cerca do tempo no espaço escolar.
O texto apontava diversas indagações e então comecei a refletir sobre algumas questões.
Realmente o tempo em que um aluno passa na sala de aula deve ser muito bem aproveitado, se for levado em conta a quantidade de conteúdos que se tem a trabalhar, talvez um educador inexperiente se assustaria e acharia que não daria conta, por outro lado alguns apontam que quatro horas por dia é massante.
E mais frente a tudo isso ainda temos que trabalhar o social, festividades, atender as necessidades dos alunos,... e nós professores que tempo temos para nós, para trocas de idéias, para apoio pedagógico...
Realmente a questão tempo é muito polêmica.
Ainda há a questão do tempo de ingresso da criança na escola e o seu tempo de permanência, há professores contestando que essa obrigatoriedade da lei é injusta ou até mesmo absurda.
Frente a todos estes expostos, eu não contrario nem concordo de tudo.
Mas uma vez torno a dizer que o diferencial esta naquele que atua diretamente com os alunos, se o educador estiver ciente de suas funções e atribuições ele irá desenvolver um trabalho gratificante ao aluno. Irá proporcionar momentos em que a aprendizagem ocorra mas sem encher o aluno de informações desnecessárias.
O diferencial está nas mãos do educador, compete a nós nos conscientizar de que é preciso promover uma mudança e que essa mudança deve começar em nossas salas de aula, não devemos esperar que nos digam o que fazer, a iniciativa é nossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário