domingo, 23 de abril de 2017

Observaçãoe gerais.

Observações gerais.

Realizando uma das leituras propostas para a primeira meta deste trabalho, realizar um projeto de aprendizagem, pude refletir a cerca das palavras autor Zabala no texto A prática educativa como ensinar, que por vezes já me apresentava desenvolvendo um pouco daquilo que ele menciona referente a maneira como podemos mesclar os conteúdos, ou seja, organizá-los de forma que possam ser desenvolvidos juntos, tornando a aprendizagem mais significativa, porém, a medida que vamos lendo, buscando mais informações, percebemos, no caso eu tive essa percepção que algumas metodologias minhas já se encaminham para uma forma de aprendizagem diferenciada, fora do rotineiro, do tradicional.
Tendo em vista o que relatei, recordo aqui a minha angustia ao ser apresentada no semestre anterior ao tão famoso projeto de aprendizagem, de início foi muito assustador devido o fato de não estar habituada a tal metodologia, mas neste semestre, com o auxilio da professora Aline, responsável pela interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação, pude esclarecer melhor o que realmente é esse projeto, nada de tão assustador assim, apenas não sabia dar nomes aos bois como se diz, já desenvolvia algumas atividades semelhantes com meus alunos, porém não com o mesmo suporte teórico, mas o processo metodológico era parecido. Ai eu pensei, será que desenvolvo projetos de atividade e não sei? Fui então buscar subsídios que me levassem a entender que metodologia estava utilizando. Conversando com algumas colegas do curso, percebi que projeto de aprendizagem tem como ponto de partida a curiosidade do aluno, onde o mesmo irá desenvolver uma busca a sua maneira, desenvolver a sua pesquisa a ponto de chegar a uma aprendizagem significativa, já no projeto de ensino, o que esta em questão não é uma curiosidade e sim algo determinado pelo professor, bem como a metodologia também é direcionada. Quanto aos projetos de trabalho ou ação como alguns mencionam, o professor direciona o tema, mas os alunos se empenham em resolver a questão, irão desenvolver a sua pesquisa da maneira que lhes for agradável, neste contexto o professor é um mediador para auxiliar como um suporte, sem imposições.
Tendo essa visão sobre cada tipo de projeto, percebi que estava acostumada então a desenvolver projetos de trabalho.
A partir do momento que refleti sobre a leitura recém realizada, vi que mesmo desenvolvendo um projeto de trabalho é possível que os alunos desenvolvam um projeto de aprendizagem. Organizando os conteúdos, tentando globalizá-los vi que isso é possível. 
Sabemos que dentro das escolas temos conteúdos a seguir e que o tempo muitas vezes não contribui para desenvolver metodologias diferenciadas, então para conseguir atender ao proposto na interdisciplina e desenvolver um projeto de aprendizagem em minha turma, resolvi lançar a temática e dentro dela os alunos irão levantar a questão de investigação para trabalhar. Ainda não conclui esta atividade com eles, pois os períodos com eles estão cada vez mais corridos devido aos feriados frequentes neste trimestre, mas na próxima postagem acredito que já trarei algumas reflexões a cerca do desenvolvimento da atividade.




Referência file:///D:/Usuario/Documents/Downloads/72491700-5-Metodos-globalizados%20(3).pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário