NOVAS APRENDIZAGENS.
Como é bom estar em contato com novas aprendizagens. As significativas aprendizagens que tenho levado comigo no meu cotidiano tem feito muita diferença no meu fazer pedagógico.
Mais uma vez relato sobre experiências que presencio em minha sala de aula e que temos abordado em alguma interdisciplina do curso.
De fato as aprendizagens envolvem-se numa teia de saberes e isso tem feito muita diferença na construção do meu entendimento.
No semestre passado trabalhamos muito com o lúdico nas salas de aula, e contradizendo o que muitos colegas de escola defendem, essa semana pude comprovar para alguns colegas que o lúdico promove sim a integração, que ele pode resgatar o interesse do aluno para determinado conteúdo visando a sua independência na aprendizagem.
Frente este exposto, para Piajet (1978, pag 97), a origem das atividades lúdicas caminham com o desenvolvimento da inteligência vinculando-se aos estágios do desenvolvimento cognitivo. " Cada fase do processo da evolução esta relacionada a um tipo de atividade lúdica que se sucede da mesma forma para todos os seres." Nesse pensamento, o lúdico desenvolve um papel fundamental na formação do ser, ato de ser uma necessidade do ser humano em qualquer idade, e não pode ser vista apenas como diversão. Ou seja, o lúdico na escola para mim como educadora não aparece como um passa tempo, e sim como um meio de envolver o aluno, um suporte.
Tenho tido muita necessidade de resgatar alguns alunos, este ano estou trabalhando com um 5° ano, os conteúdos a serem desenvolvidos nesse estágio da aprendizagem é bem significativo, e para isso preciso envolver os alunos de maneira que a aprendizagem seja prazerosa.
Confesso que tem sido bem difícil, recebi alguns alunos com muitas dificuldades e um em especial com distúrbios de comportamento e conduta, não consigo atingir esse referido aluno em nenhum aspecto.
Pensando nesse aluno, para fazê-lo participar da aula e da aprendizagem do conteúdo, tenho procurado desenvolver algumas dinâmica relacionadas aos assuntos desenvolvidos.
Mais uma vez a ludicidade saiu com um ponto de vantagem, mesmo alguns colegas como disse contrariando minha ideia, resolvi confiar nas teorias e ensinamentos de grandes estudiosos como Piajet e dinamizar as aulas.
Neste trimestre estou trabalhando o sistemas do corpo humano, e para explicar o sistema respiratório montamos a oficina do pulmão. Tal foi minha surpresa, o aluno mencionado foi o mais participativo, no momento da oficina ele deixou as rivalidades de lado e auxiliou seus colegas, na hora de realizar os relatos e entendimentos a cerca da atividade ele complementou as ideias dos colegas.
Para quem diga que brincar é perda de tempo, eu digo que o brincar é coisa séria, sendo no momento certo, a aprendizagem acontece, acredito que na avaliação esse aluno não vai apresentar dificuldades em assimilar esse conteúdo.
Lúdico e aprendizagem uma parceria que tem dado certo em minha sala de aula.



Nenhum comentário:
Postar um comentário