Saída a campo.
Segundo o educador Paulo Freire, todo conhecimento surge com base em uma pergunta e a partir dai é possível investigar uma situação problema e buscar soluções possíveis para resolvê-la.
Acredito que com essa dinâmica a criança aos poucos vai adquirindo uma visão ampla do mundo que a rodeia, sendo possível sua atuação e participação na mesma.
Nas atuais circunstancias as quais viemos enfrentando onde diariamente opiniões são formadas, logo desestabilizados e por vezes reformuladas, faz-se necessário que o professor seja mais questionador, que trabalhe com a visão futura de desenvolver um raciocínio crítico nas crianças para que elas possa enfrentar o dia a dia e seus problemas com dinamismo, equilíbrio e racionalidade.
Com base nessa premissa de professor questionador, levantei várias questões a cerca dos conteúdos que estavam sendo trabalhados no trimestre, e tal foi a motivação que a turma do quarto ano resolveu investigar a fundo como acontecia a filtração e higienização da água que bebiam no município.
Para isso nada melhor do que ir ao ambiente de tratamento (CORSAN) e ver de perto como tudo funciona. Meus alunos são muito curiosos, encheram o biólogo de perguntas, a cada centímetro percorrido lançavam muitas indagações e pertinentes.
Foi muito produtivo a experiência de ir em busca da aprendizagem e não levá-la pronta até a sala de aula.
Acredito que foi bem produtivo o momento.










