sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

REFLEXÕES DE POSTAGENS 10

Reflexões de postagens 10

No dia 4 de junho de 2016 realizei uma postagem com título Minha , minha vida, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2016/06/minha-voz-minha-vida.html

Esta postagem trazia uma reflexão significativa sobre o mau uso da voz que nós profissionais desenvolvemos.
É muito comum ainda ver professores que não dão atenção para o tom de voz que usa na sala de aula.
A voz é  a nossa mais potente ferramenta educacional, é necessário muita prudência no seu uso.
Ouço muito professores falando que as turmas são bem agitadas e por isso necessitam alterar a voz, eu mesma continuo nesse embalo, mesmo tendo refletido na época da postagem e visto que era necessário mudar.
Se eu mudar minha postura profissional e minhas metodologias, com certeza a turma irá corresponder melhor as expectativas do professor.
Muitas vezes não é a turma que é agitada e sim o professor que tem dificuldades de conduzi-la e melhorar suas metodologias.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 9

Reflexão de postagens 9

No dia 17 de outubro de 2015 realizei uma postagem que tinha por título Idade certa para alfabetizar, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2015/10/idade-certa-para-alfabetizar.html

Na postagem eu trazia uma pequena reflexão sobre a hora da criança se alfabetizar, salgo bem sucinto.
Mas hoje eu tendo trabalhado por um período significativo com alfabetização eu percebo sim que a alfabetização pode acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar, assim como publiquei no post, mas eu acredito hoje, que cada criança tem seu tempo para que tal aconteça, que mesmo sendo estimulada, preparada, que tenha contato com esse mundo, ela ainda precisa amadurecer para depois desenvolver esse domínio.
Falo isso não que não acredite no que postei na primeira postagem e sim porque observei durante o estágio que algumas crianças possuem um acompanhamento exemplar em casa, sempre rodeados de material de leitura, vídeos, letras entre outros, e ainda não desenvolveram essa habilidade. Pode-se ainda pensar quem sabe essa criança tenha alguma dificuldade ou deficiência por isso não se alfabetiza.
É complicado saber, a  criança em questão não apresentou nenhuma característica específica, eu acredito que ela ainda não está preparado o suficiente para desenvolver suas habilidades na leitura.
Essas são visões que u ainda preciso refletir e analisar com mais atenção, até mesmo para poder continuar no processo alfabetizador.

REFLEXÕES DE POSTAGENS 8

Reflexões de postagens 8

No dia 31 de outubro de 2015 realizei uma postagem bem interessante por título Comparativo entre leituras, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2015/10/comparativo-entre-leituras.html

Nesta postagem eu apontei de uma maneira bem clara os pontos em comum de cada leitura, eram textos da interdisciplina de história que traziam questões que hoje estamos vivenciando de uma foram um pouco diferente mas acredito que com objetivos semelhantes.
Os textos traziam questões a cerca de como se forjou as instituições de ensino e as problemáticas vividas na época para que se mantivesse uma educação de qualidade.
Hoje com milhares de instituições já constituídas, nos deparamos com mais uma luta em busca de melhorias na educação. 
A Base Nacional é um exemplo de que ainda se pensa na educação e tenta-se promover melhorias no âmbito educacional.
Mas é claro que toda essa introspectiva é maravilhosa, mas só irpa dar certo se houver empenho da parte dos profissionais envolvidos, se houver uma tomada de decisão coletiva na tentativa de abraçar essas mudanças e apostar em uma educação significativa.

REFLEXÕES DE POSTAGENS 7

Reflexões de postagens 7

No dia 9 de julho de 2015 realizei uma postagem que tinha por título Pedagogia da autonomia, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2015/07/pedagogia-da-autonomia.html

Esta postagem eu achei que foi bem completa, ela apresentou um livro bem conhecido e nela pude contribuir com a minha visão a cerca do conteúdo do mesmo.
Minha visão sobre o livro não mudou, continuo acreditando no potencial do livro e nos ensinamentos que ele proporciona para nós educadores.
Esse livro contribuiu bastante em sua essência para a construção das metodologias desenvolvidas no estágio, assim como uso os ensinamentos do autor nesse livro para minha vida profissional, não poderia fazer diferente enquanto realizava o estagio obrigatório.
Rever nossas práticas, refletir sobre ela, acreditar no aluno e muito mais, são requisitos indispensáveis de um bom professor.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 6

Reflexão de postagens 6

No dia 24 de novembro de 2017 realizei uma postagem por título Práticas, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2016/11/praticas.html

Essa postagem trazia uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em sala de aula que motivam os alunos.
Eu continuo apostando nessa temática, tanto que desenvolvi todo o meu estágio baseado em práticas diferenciadas.
Hoje mais do que no período citado acredito que a prática envolve o aluno com mais seriedade, o aluno interage muito mais com a aprendizagem, e no caso do primeiro ano as aprendizagens foram sendo construídas de maneira descontraída, com eles menos perceberam estavam lendo, a atividade da maleta viajante registrada no projeto de estágio foi exemplo de novas práticas que motivou o aluno e proporcionou muitas aprendizagens significativas.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 5

Reflexão de postagens 5

No dia 30 de novembro de 2016 realizei uma postagem por título Observações, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2016/11/observacoes.html

Tratava-se de uma publicação sobre a iniciativa de dois alunos em se ajudarem na atividade proposta.
Hoje percebo o quanto essa iniciativa é importante, pois anteriormente ao ingresso no curso eu não permitia conversas paralelas na sala, mas ao ir interagindo com as colegas percebi que agia de maneira errônea com meus alunos.
Vi na atitude dos dois alunos se ajudando que o que as vezes julgamos por conversa é simplesmente uma troca de aprendizagens ou até a construção de novas aprendizagens.
É preciso reavaliar nossas metodologias.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 4

Reflexão de postagens 4

No dia 14 de dezembro de 2016 realizei uma postagem por título Ensinando o passado, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2016/12/ensinando-o-passado.html

 A postagem era sobre algum texto de Estudos sociais que eu trazia uma reflexão sobre trabalhar diversas temáticas em sala de aula seja ela atual ou não.
Relendo a postagem o que me chamou a atenção foi essa frase: 
   Vivemos a história diariamente, e neste contexto cabe a nós educadores mediar essa temática entre os tempos, não deixando passar despercebido o que já se passou, valorizando o que temos de importante no agora e preparando nossos alunos para construir o amanhã.

Ela vai  bem de encontro aos meus planejamento atuais, continuo acreditando nessa proposta, temos que preparar nossos alunos para serem cidadãos, para atuarem e não se conformarem com uma sociedade injusta e despreparada. 

REFLEXÃO DE POSTAGENS 3

Reflexão de postagens 3.

No dia 24 de novembro de 2015 realizei uma postagem por título Relação teoria x prática, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2015/11/relacao-teoria-x-pratica.html

Essa postagem era referente a uma inquietação minha em relação ao ato de alfabetizar, nessa época eu tinha muito receio de pegar uma turma de alfabetização.
Hoje a realidade é bem diferente, realizei meu estágio em uma turma de primeiro ano.
Acreditava que não tinha condições de alfabetizar, que não daria conta, até mencionei na postagem que a interdisciplina de alfabetização não havia sido suficiente para abrir meu entendimento, confesso que estava errada, além da inter de alfabetização muitas outras me auxiliaram nessa etapa, conclui o ano letivo com  a turma em sua grande parte lendo e escrevendo onde as aprendizagens foram diferenciadas e significativas.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 2

REFLEXÃO DE POSTAGENS 2

No dia 27 de novembro de 2015 realizei uma postagem com o título Alfabeto em Libras, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2015/11/alfabeto-de-sinais.html

Essa postagem também não tinha nenhuma reflexão, apenas apresentei o vídeo de uma atividade que havia desenvolvido com minha turma. Poderia ter ao menos escrito que a havia sido minha impressão frente a atividade realizada, mas não. Essa atividade  foi impulsionada pela disciplina de alfabetização.
Hoje eu teria muito pra relatar sobre essa experiência.
Trazendo este contexto para os dias de hoje, posso relatar alguma coisa referente essa questão sobre algumas atividades que desenvolvi no estágio. Porém as atividades desenvolvidas no estágio foram motivadas também pela disciplina de Libras.
Eu aproveitei que no alfabeto ilustrativo da sala de aula possui letras em sinais e oportunizei a turma a se alfabetizar em dua línguas a nossa e a de libras.
Foi muito produtivo apesar de não termos surdos na sala e nem na escola, mas as atividades motivaram a turma e auxiliou no processo de alfabetização.
Hoje com a realização do estágio ficou bem mais clara essa perspectiva de trabalhar desde cedo mais de uma língua.

REFLEXÃO DE POSTAGENS 1

Reflexão de postagens 1

No dia 06 de dezembro de 2015 realizei uma postagem por título Manifesto da Educação, disponível no link https://elielda2431.blogspot.com/2015/12/manifesto-da-educacao.html .

A postagem era uma cópia simplesmente de um poema da interdisciplina de História.
Refletindo sobre a postagem, percebi que ela não apresentou nenhuma espécie de conteúdo específico, não apresentei para que seria, ou por que me motivei escrever ela.
Hoje revisando as postagens do blog, ela me chamou a atenção pois apresenta característica comuns vivenciadas durante o meu estágio recém realizado. 
É impressionante que mesmo com o passar do tempo as questões educacionais não mudam, este texto publicado já ha algum tempo ainda apresenta profundas indignações que temos no dia a dia em sala de aula.
Quem sabe quando publiquei essa postagem não estava atenta a essa temática, talvez a permanência no curso tenha me feito pensar mais nas questões comuns, ver com outros olhos a educação e reivindicar mais por ela.