sábado, 10 de outubro de 2015

Educar crianças pós-modernas.



Educar uma infância pós-moderna.


         Através das leituras realizadas, pude constatar que o termo pós-moderno é bem atual e tem trazido muitas mudanças consigo. Tem influenciado diretamente na vida comum das pessoas. Com isso tem surgido grandes impasses nas sociedades.
            Assim como essas influencias atingem a sociedade num geral, com as crianças isso não é diferente.
            Em tempos anteriores, uma criança não tinha contato algum com tecnologias, muito menos assistia televisão,  algo que nos remete ser um ato tão comum. Hoje é tudo muito diferente.
            A forma como as crianças vem sendo educadas, foge dos padrões de outras décadas. É comum vê-las cheias usufruindo de aparelhos eletrônicos, assistindo os mais variados programas televisivos, conectadas com o mundo através da internet.
            Com certeza, crianças que possuem todo esse acesso são dotadas de uma bagagem cultural muito ampla.
            Agora surge a questão, como educar uma criança pós-moderna, acredito que educada ela já esteja, pois educação propriamente dita se adquire no âmbito familiar, mas como então interagir com uma criança com nível cultural assim, como ensinar se muitas vezes elas já tem esse acesso fora da escola, do ambiente de ensino.
            Nós professores, ou pelo menos a grande maioria de nós,  vivemos em uma luta constante para tentar atingir os nossos alunos, para eles não é mais prazeroso manusear ou folhar um livro, isso é ultrapassado segundo suas próprias teorias, como aplicar uma dinâmica em sala como um jogo didático se eles estão mais do que habituados a virar fases e mais fases dos jogos di vídeo game, x Box entre outros. Como motivá-los, como atingi-los.
            Esses exemplos e muitos outros são constantes em nossas escolas, porém ainda me encontro dividida, precisando de um norte, pois essa modernidade, pelo menos em meu município, não atingiu a todos, então o que fazer, como atuar em sala de aula, como desenvolver as atividades e os conteúdos propostos para o ano letivo de maneira que meus alunos participem?
            Sei que tudo isso ainda é um pouco recente, vem acontecendo aos poucos, mas já é bem real. Parece ser difícil, mas não acredito ser impossível lidar com todas essas questões. Por isso procuro estar em constante formação, estando atenta ao que é comum aos meus alunos.
            Busco neste curso de Licenciatura em Pedagogia alternativas para poder interagir de forma eficaz com meus alunos, atendendo as necessidades de cada um promovendo um ensino de qualidade, prazeroso e significativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário