sábado, 10 de outubro de 2015

Midia e consumo.

Mídia e consumo na produção da infância pós moderna.

Vivemos num mundo cercado por grandes tecnologias, daí surge o interesse da autora Momo em verificar como a infância esta se apresentando mediante essa cultura pós moderna. Observa-se que neste período da contemporaneidade, as novas tecnologias de comunicação tem afetado a forma como p conhecimento é produzido.
O mundo mudou de uma maneira espantosa, e co isso faz-se necessário acompanhar essas mudanças. Um fator que preocupa e que faz parte dessa mudança é a mídia e o consumo, eles estão influenciando ativamente a cultura. Com base neste exposto, fica evidente que estes fatores estão atingindo também as escolas, que por sua vez é o lugar onde há produção de cultura.
É alarmante como o consumo tem atingido a todos, até mesmo nas posições sociais, gerando uma série de novos problemas, pois o consumo já não atende as necessidades dos indivíduos e sim aos seus desejos.
Outro fator que tem sido relevante e tem influenciado esse alto consumo são as mídias, que além de instigar para o consumo tem interferido diretamente na cultura das sociedades impondo regras, opiniões, moldes de pensamento..., ou seja, a mídia passou a ter domínio nas vidas cotidianas, alterando a forma como vive o ser humano.
Mas é claro que todas essas mudanças ativadas pelas mídias, não acontecem de maneira imposta, pelo contrário, aderidas conscientemente por todos nós.
A mídia televisiva tem atingido com grande impacto até mesmo as crianças, e isso tem refletido nas escolas, tanto públicas como particulares, pois vemos que o consumo está inserido no meio delas, impregnado em suas personalidades, conduta e modo de agir. Deixam de ser eles mesmos para interpretar personagens lançados pele mídia.
De fato tudo isso que relatei esta bem presente, o que me preocupa é como será mais além, que tipo de pessoas estarão se forjando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário