sábado, 17 de outubro de 2015

Sobre os modos de aprender a ler e a escreve.

Sobre os modos de aprender a ler e a escrever.

O texto de Ivani Souza Ávila, para mim foi muito esclarecedor, pois no momento em que ela dividiu com os leitores suas experiências escolares, ou fracassos  como citou, ficou claro que nossas metodologias não estão atingindo os alunos, e é que pode estar o grande vilão da alfabetização.
O poema anexado no texto "A oração da criança", deveria ser um texto de cabeceira para todos os educadores, para que leiamos diariamente e entendamos as súplicas da s crianças.
assim como a autora, eu também acredito que a alfabetização é simples e pode ser prazerosa.
Recentemente me deparei com uma aluna que apresentava problemas neurológicos que influenciam na coordenação motora, no raciocínio, entre outros, e ao fazer o seu parecer trimestral, coloquei que a aluna apresentou um bom rendimento, em seguida fui questiona pela supervisão a respeito de seu bom rendimento, se eu estava certa do que tinha escrito, se ela não escreve e nem consegue produzir textos como teria um bom rendimento. Esclareci que ela foi capaz de interagir oralmente, participando com motivação nas aulas, dominando com precisão a área lógico matemática, o fato de ela não conseguir desenvolver grandes textos não significa que não tenha acontecido uma aprendizagem significativa.
Eu valorizo muito tudo isso, e junto com meus alunos produzimos a nossa leitura de mundo, não noa atemos somente ao aprendizado dentro da sala de aula, nós saímos em busca de novos aprendizados fora dela, contando com o apoio da família e comunidade.
Tudo isso só faz enriquecer o processo de aprendizagem pois todos são capazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário